Foto: Arquivo Pessoal
Hoje é celebrado o Dia Nacional do Voluntariado. Pode parecer, à primeira vista, uma tarefa fácil, mas você já refletiu sobre os motivos que te levaram ou podem te levar a desenvolver o voluntariado? Para a estudante de Desenho Industrial da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) Janaíne Taiane Perini, 22 anos, a experiência como voluntária em um país com cultura e realidade diferente foi transformadora.
'Assumi em um momento conturbado', lembra o coordenador regional de educação
Em janeiro deste ano, ela foi ao Timor Leste, no sudeste asiático, onde ficou por seis meses. Lá, atuou como professora de português voluntária no Instituto Católico para a Formação de Professores (ICFP), na cidade de Baucau. A ida até outro país só foi possível graças ao programa de voluntariado da Rede Marista, da qual Janaíne faz parte desde 2008.
- Desde que eu entrei na rede faço parte da Pastoral Juvenil Marista (PJM) do Colégio Marista Santa Maria. Em um dos encontros estaduais, em 2017, eu perguntei para um dos irmãos como funcionava essa questão e, então, comecei o processo para participar e entender também a minha motivação, quais as minhas capacidades. Foi então que surgiu a oportunidade de ir para o Timor Leste - relata a estudante.
MEC quer ampliar vagas no Ensino Médio para tempo integral
No instituto, Janaíne auxiliava as duas únicas professoras nas aulas do segundo e terceiro ano, com a preparação das aulas e explicações do nosso vocabulário para cerca de 200 alunos.
- Tive que aprender a língua local, o tétum, que junto com o português são consideradas as duas línguas oficiais do país. Mas eles também falam muitos dialetos locais. Apesar do português ser a segunda língua e ser ensinada na escola, no dia a dia eles não falam muito, então quando eu queria me comunicar eu usava o tétum ou o inglês - explica.
Congresso de educação vai debater a paz nas escolas
O voluntariado também rendeu frutos. Em conversa com os responsáveis pela instituição em que estava ministrando as aulas, surgiu a ideia de formar um grupo de jovens com os estudantes, uma PJM dentro do instituto:
- Desenvolvi um carinho muito grande e amizades por lá. Estar em contato com outra cultura, que em alguns momentos é similar e, em outros, é muito diferente. Nos colocam dentro de um conflito de ideologia, muitas vezes. Mas a gente acaba desenvolvendo mais paciência e tolerância, essa é a lição. E também a resiliência, de ver tudo o que as pessoas lá sofreram, mas sobreviveram e levam a vida sempre com um sorriso no rosto.
Número de participantes no Encceja é recorde, afirma MEC
ATIVIDADES
Dia Nacional do Voluntariado também será comemorado no Sesc Santa Maria. Para incentivar a comunidade a se envolver nesta rede de solidariedade, estão previstas ações para promover o bem-estar social e debater o tema.
PROGRAMAÇÃO
Confira as ações que o Sesc Santa Maria irá promover
hoje, na cidade, durante o Dia do Voluntariado:
- 5h - Montagem de kits de café da manhã
- 7h - Saída para fazer as entregas dos kits nos pronto-atendimentos da cidade (UPA, Casa de Saúde, Husm, PA Patronato, PA Tancredo Neves)
- 8h - Ida para a Praça Saldanha Marinho para entrega de kits de café da manhã e higiene para pessoas em situação de rua
- 18h - Acolhimento com voluntários do Esquadrão da Alegria
- 18h30min - Abertura e apresentação cultural (projeto AKI SOM)
- 19h - Mostra de organizações sociais e seus projetos de voluntariado (ONG Infância Ação, Esquadrão da Alegria, CVV - Centro de Valorização da Vida, Amor Exigentinho, Cruz Vermelha e projetos de distribuição de refeições à população em situação de rua)
- 21h - Encerramento